É evidente que os jogos e as brincadeiras inseridas nos processos escolares são uma forma dinâmica de construção de conhecimento.
Os jogos servem tanto para lazer quanto para criação de conceitos. Essa dupla funcionalidade, permite que a educação utilize os jogos como forma concreta de criação de conhecimento através do lúdico e da imaginação das crianças.
Para ANTUNES (2004, p.31), “brincando a criança desenvolve a imaginação, fundamenta afetos, explora habilidades e, na medida em que assume múltiplos aspectos, fecunda competências cognitivas e interativas”
Cada cultura contém sobre jogos diferentes conceituações. No Brasil, há muito tempo vem-se estudando as possibiliades de inserção dessa metodologia nas práticas educativas, como também vem sendo estudadas as diversas contribuições que os mesmos vem dando ao desenvolvimento escolar, principalmente na Educação Infantil e na Educação Especial.
Dica: Existem vários sites que disponibilizam ambientes pré construídos com jogos de aprendizagem e decodificação para as diversas faixas etárias e diversos objetivos
Karina Claudia Fernandes
24/03/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário