O professor tem um
grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar sua
comunicação com os alunos, de introduzir um tema, de trabalhar com os alunos
presencial e virtualmente, de avaliá-los.
Cada docente pode encontrar sua forma mais adequada de
integrar as várias tecnologias e procedimentos metodológicos. Mas também é
importante que amplie, que aprenda a dominar as formas de comunicação
interpessoal/grupal e as de comunicação audiovisual/telemática.
Não
se trata de dar receitas, porque as situações são muito diversificadas. É
importante que cada docente encontre o que lhe ajuda mais a sentir-se bem, a
comunicar-se bem, ensinar bem , ajudar os alunos a que aprendam melhor. É
importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades, de
avaliar.
Com a Internet podemos modificar mais facilmente a forma de
ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos a distância. São
muitos os caminhos, que dependerão da situação concreta em que o professor se
encontrar: número de alunos, tecnologias disponíveis, duração das aulas,
quantidade total de aulas que o professor dá por semana, apoio institucional.
Alguns parecem ser, atualmente, mais viáveis e produtivos.
No começo procurar estabelecer uma relação empática com os
alunos, procurando conhecê-los, fazendo um mapeamento dos seus interesses,
formação e perspectivas futuras. A preocupação com os alunos, a forma de
relacionar-nos com eles é fundamental para o sucesso pedagógico. Os alunos
captam se o professor gosta de ensinar e principalmente se gosta deles e isso
facilita a sua prontidão para aprender.
Vale a pena descobrir as competências dos alunos que temos em
cada classe, que contribuições podem dar ao nosso curso. Não vamos impor um
projeto fechado de curso, mas um programa com as grandes diretrizes delineadas
e onde vamos construindo caminhos de aprendizagem em cada etapa, estando
atentos - professor e alunos - para avançar da forma mais rica possível em cada
momento
É importante mostrar aos alunos o que vamos ganhar ao longo
do semestre, por que vale a pena estarmos juntos. Procurar motivá-los para
aprender, para avançar, para a importância da sua participação, para o processo
de aula-pesquisa e para as tecnologias que iremos utilizar, entre elas a
Internet.
O professor pode criar uma página pessoal na Internet, como
espaço virtual de encontro e divulgação, um lugar de referência para cada
matéria e para cada aluno. Essa página pode ampliar o alcance do trabalho do
professor, de divulgação de suas idéias e propostas, de contato com pessoas
fora da universidade ou escola. Num primeiro momento a página pessoal é
importante como referência virtual, como ponto de encontro permanente entre ele
e os alunos. A página pode ser aberta a qualquer pessoa ou só para os alunos,
dependerá de cada situação. O importante é que professor e alunos tenham um espaço,
além do presencial, de encontro e visibilização virtual.
Hoje começamos a ter acesso a programas que facilitam a
criação de ambientes virtuais, que colocam alunos e professores juntos na
Internet. Programas como o Eureka da PUC de Curitiba, o LearningSpace da
Lotus-IBM, o WEBCT, o Aulanet da PUC do Rio de Janeiro, o FirstClass, o
Blackboard e outros semelhantes permitem que o Professor disponibilize o seu
curso, oriente as atividades dos alunos, e que estes criem suas páginas,
participem de pesquisa em grupos, discutam assuntos em fóruns ou chats. O curso
pode ser construído aos poucos, as interações ficam registradas, as entradas e
saídas dos alunos monitoradas. O papel do professor se amplia
significativamente. Do informador, que dita conteúdo, se transforma em
orientador de aprendizagem, em gerenciador de pesquisa e comunicação, dentro e
fora da sala de aula, de um processo que caminha para ser semi-presencial,
aproveitando o melhor do que podemos fazer na sala de aula e no ambiente
virtual.
O professor, tendo uma visão pedagógica inovadora, aberta,
que pressupõe a participação dos alunos, pode utilizar algumas ferramentas
simples da Internet para melhorar a interação presencial-virtual entre todos.
José Manuel Moran
Certamente ensinar e apreender com o apoio da Internet poderemos a ter resultados significativos quando há integração em um contexto estrutural de mudança do ensino-aprendizagem, onde professores e alunos passaram a vivenciar um processo de comunicação aberta, com a participação interpessoal e grupal efetivos. A Internet será uma tecnologia a mais, que reforçará as formas tradicionais de ensino; principalmente quando sabemos que a Internet não modifica, sozinha, o processo de ensinar e aprender. A mudança ocorrerá com atitude pessoal mínima diante da vida, do mundo, de si mesmo e do outro e das atitudes fundamentais das instituições escolares.
ResponderExcluirÉ o momento da Instituição de Ensino conscientizar da importância de aparelhar o prédio físico da Escola para também receber as novas tecnologias e criar condições que todos os seus integrantes sejam reunidos em um novo método de aprendizagem.