Introdução:
Vivemos
em uma sociedade letrada em que ler faz parte das atividades básicas
do cotidiano. Entretanto, pouco se tem usado a leitura como fonte de
prazer e as crianças geralmente, associam leitura a punição.
Não sentem prazer ao ler, não conseguem buscar
informação na leitura porque interpretam mal. Diante
disso a escola precisa atuar nessa realidade com o objetivo de fazer
com que o aluno entenda o que leu e encontre prazer e informação
nessa atividade.
Tarefa:
Pesquisar
textos de diversos gêneros (Internet), visita à
biblioteca, “maleta viajante” (cada aluno levará a maleta
para casa, escolherá um livro, fará a leitura, depois
produzirá um texto de acordo com as orientações
do professor), exibição de filmes (exemplo: O mistério
de feiurinha de Pedro Bandeira) e comparação com o
livro.
Processo:
Encenação de um livro lido por todos, exposição
em murais dos textos produzidos pelos alunos, propaganda da
leitura(atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e
recomendar ou não sua leitura aos colegas).
Fonte
de informação:
Avaliação:
Os
alunos serão avaliados pela participação e
envolvimento durante a realização das atividades
propostas, bem como pelo desenvolvimento de sua competência
escritora.
Conclusão:
Com esse trabalho espera-se que os alunos adquiram o hábito e
o prazer pela leitura, assim como a aquisição de novos
conhecimentos a respeito dos diferentes gêneros textuais e a
melhoria da capacidade interpretativa.
Créditos:
Escola
Municipal Dorcemira Maria de Jesus
Fatima
Ferreira Espindula Demichei
Lucélia
Borges Cunha
Maria
Eliza Santos Martins
Mary
Zanandrea Martins
Nenhum comentário:
Postar um comentário