quarta-feira, 18 de abril de 2012

Leitura: Fonte de Informação e Prazer


Introdução:
Vivemos em uma sociedade letrada em que ler faz parte das atividades básicas do cotidiano. Entretanto, pouco se tem usado a leitura como fonte de prazer e as crianças geralmente, associam leitura a punição. Não sentem prazer ao ler, não conseguem buscar informação na leitura porque interpretam mal. Diante disso a escola precisa atuar nessa realidade com o objetivo de fazer com que o aluno entenda o que leu e encontre prazer e informação nessa atividade.

Tarefa:
Pesquisar textos de diversos gêneros (Internet), visita à biblioteca, “maleta viajante” (cada aluno levará a maleta para casa, escolherá um livro, fará a leitura, depois produzirá um texto de acordo com as orientações do professor), exibição de filmes (exemplo: O mistério de feiurinha de Pedro Bandeira) e comparação com o livro.

Processo:
Encenação de um livro lido por todos, exposição em murais dos textos produzidos pelos alunos, propaganda da leitura(atividade oral para o aluno expor sobre a obra que leu e recomendar ou não sua leitura aos colegas).

Fonte de informação:


Avaliação:
Os alunos serão avaliados pela participação e envolvimento durante a realização das atividades propostas, bem como pelo desenvolvimento de sua competência escritora.

Conclusão:
Com esse trabalho espera-se que os alunos adquiram o hábito e o prazer pela leitura, assim como a aquisição de novos conhecimentos a respeito dos diferentes gêneros textuais e a melhoria da capacidade interpretativa.

Créditos:
Escola Municipal Dorcemira Maria de Jesus
Fatima Ferreira Espindula Demichei
Lucélia Borges Cunha
Maria Eliza Santos Martins
Mary Zanandrea Martins
Silvania Fátima Castro



Nenhum comentário:

Postar um comentário